sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tá faltando emprego no planeta dos macacos...

Me disseram uma vez - e eu, ingenuamente, concordei - que a época de faculdade é a melhor da vida gente. De fato, até que você passe para o segundo ano.
Porque aí sim você descobre o que é preocupação. Formatura, estágio, projeto e o diabo a quatro. Tudo isso considerando que a maioria ainda não tem carteira de habilitação, depende de circular e da boa vontade dos funcionários da universidade - vontade esta que nem sempre é tão boa...
Formatura. Claro, ainda tenho 3 anos pela frente. Mas, nessa época de crise, alta do dólar e tudo mais, é bom começar a pagar desde já. E aí, dá-lhe paciência pra resolver se vamos servir pão com patê de pistache e semente de samambaia ou torrada com creme de banana e nozes. Argh. Como se alguém fosse comer isso.
Pior que o projeto, que depende exclusivamente da boa vontade do seu orientador - e que nem sempre é tão boa assim - é o estágio. E agora sim, entramos no post propriamente dito, que se chama...

É. Ta faltando emprego no planeta dos macacos...

Ah, como eu era feliz e não sabia... Acordar 10h, fazer 1h de esteira, arrumar a travessa de saladas com tomates e azeitonas formando uma tulipa, assistir desenho no Disney Channel, ler o horóscopo meu e "dele". Nem me preocupei com esse negócio de estagiar, ano passado. Tudo bem que ano passado eu não podia mesmo, só a partir do segundo ano. Mas convenhamos: era uma preocupação a menos.
Qual não foi meu espanto ao me surpreender sentada na mesa da cozinha, com um jornal, uma caneta e uma caixinha de Toddynho (não, não gosto de café) caçando anúncios de estágio.
Fora que, definitivamente as pessoas não fazem idéia do trabalho de uma Secretária Executiva Trilíngüe.

Procura-se moça jovem, de boa aparência, comunicativa, simpática...
(fiel e carinhosa e com bom apetite sexual? anúncio de emprego ou de namoro?)

Contrata-se secretária executiva trilíngue, que fale inglês...
(o que eles acham que a gente aprende? Polonês, russo e grego?)

Precisa-se de Secretária Executiva Trilíngüe, cursando 2º, 3º ou 4º ano com fluência em dois idiomas; para atendimento ao público e telefone; elaboração de documentos, ofícios e planilhas; cadastramento de clientes; contatos com fornecedores e controle de estoque. Disponibilidade para trabalhar das 7h às 20h. Paga bem.
(perfeito, afinal quem precisa almoçar, jantar, tomar banho e ter vida social, né? Sem contar que posso perfeitamente freqüentar as aulas da meia noite às 6h da manhã).


Essa semana, fui a uma entrevista de emprego. Para dar sustentação aos meus argumentos, eis aqui o significado do termo entrevista, segundo o dicionário Larousse de Língua Portuguesa:

Entrevista s.f. Conversação mantida com alguém para obter informações sobre seus atos, idéias, projetos etc.

Atenção para a palavra em negrito. Vamos separar silabicamente, para sanar toda e qualquer dúvida. Con.ver.sa.ção. Não sei exatamente qual parte disso a mocinha não entendeu, porque o que nós menos fizemos foi conversar. Preenchi um questionário com meus dados pessoais, ouvi-a dizer qual o ramo da empresa e digitei dois parágrafos de um texto (sem formatação), apenas para confirmar meus "conhecimentos avançados em informática". E eu com medo que ela me pedisse pra montar uma planilha aplicada no Excel...

É fato. Estagiário sofre. Estagiárias de secretárias então, sofrem o dobro. Estudamos Administração, Teoria Política Moderna, Direito, Economia, Psicologia, Contabilidade e, a pior, Arquivistíca, para depois o chefe de estágio pedir pra fazermos café. EU NEM SEQUER TOMO CAFÉ! Desculpa, eu faço um balanço patrimonial de uma empresa inteira, organizo os arquivos em ordem decrescente de números primos, mas não me peçam para fazer café...

Dito isso, não posso fazer outra coisa senão me questionar se realmente terei auto-controle suficiente para não atacar a aorta do próximo entrevistador.


;*

10 comentários:

Lookk disse...

Oooo querida....pior que é verdade viu....ninguém merece procurar emprego não, e as vezes, quando você consegue é pior ainda...rs...desejo boa sorte...bjooo

Gu Japinha disse...

Faaaaaaaaaaaaaala sumidona!!!
Caraaaca... Qto tempo msm heim?!
E eu nem sabia que vc tinha Blog e tal... Mas agora que sei que vc tem, vou linkar vc (e vc tem a obrigação delinkar eu ai)... Kkkkkkk
Bjaum sumidona...

ps: agora num tem desculpa pra se sumidona mais.. .rs

Anônimo disse...

ooooi meu xuxu XDD poo, n fica nervosa com isso n, u negocio eh assim, se agnt ganhasse 10 reais por entrevista.. ja tava bom viw XDD
eu fui stagiario, ta q era uma repartição do governo e agnt n fzia quase nada, mais msm assim, sobrava td na minha mão ._____. ruin sem stagio, pior com ele HUSHUASHUASHUASHU
boa sort minha linda ^^
:***

Meninas de Pantufa disse...

olá..

vim conhecer o seu blog.....
Então é verdade mocinha, procurar emprego é um caos... e ainda mais estágio, e pior ainda "secretariado"... eu já passei por isso, fiz secretariado, adorava as matérias que tinha no curso, adorava essas planilhas e tal, mas quando chegava a fazer um estágio a útima coisa que fazíamaos era planilhas, cálculos.. eles adoram mandar fazer café, ir buscar ali um lanche... entre essas coisas..afinal eles querem uma ofice girl do que uma "secretária"..lógico que digo isso quando se trata de estágio...

bom...
boa sorte na sua procura de emprego....

beijos......
tchau...

Anônimo disse...

faça como eu: nao se preocupe com formatura, estagios, projetos, professores, só com as festas...
eu tenho uma boa dica do que servir na sua formatura : wisk e cerveja, e tbm pode chamar algumas strippers.. isso basta! asuash e claro me dê um convite.

Camilla disse...

adorei seu blog!
indiquei um meme pra vc, do blog maneiro! :D
é muito legal!
beijos....

Lookk disse...

sumidaaa...cade vc?? sera que arrumou emprego?? rssss....tomara neh...bjoooo

Anônimo disse...

isso não é nada animador para quem vai procurar estágios, assim como eu.
o mais legal é que a minha área oferece estágio a rodo, mas tudo em academia.

maldito culto à forma dessa educação física arcaica.


belo blog!!!

Lookk disse...

agora a moça sumiu de verdade..... Oo
quando voltar...indiquei um selinho la no blog pra vc...bjoo

Vinicius disse...

putzz vc conheçe o gustavo rsrsrs
que mundo pequeno rsrs

ahn não se preocupa com estagio e nem com segundo ano não...
quando você chegar no terceiro vai desencanar de tudo isso pois já via ter dado um rumo pra esses problemas rsrs