domingo, 11 de janeiro de 2009

Nostalgia

Entro no clube de carro com a minha mãe. Desço em frente ao salão e vou, aos poucos, me infiltrando entre a aglomeração de formandos e pais ansiosos pelo grande momento - teoricamente, pelo menos.
Nem mesmo a chuva foi capaz de estragar a festa: a grande maioria dos jovens ria, tirava fotos e fazia piada da roupa do outro. Salvo raras exceções - algumas mães enfiadas em vestidos de tafetá justos demais e outros pais enforcados pela gravata - todos pareciam extremamente felizes.
Entro no salão e começo a observar. Não sei que parte do "traje social" escrito no convite aquele grupinho de meninas não entendeu - quando mini saia for traje social... Mas é a mesma coisa de sempre. A gente fica apavorada achando que nosso vestido é curto demais e que vão nos barrar na portaria. Mas sempre tem uma garota com vestido ainda mais curto. As mais novinhas, se equilibravam, ainda inexperientes, sobre saltos agulha.
O banheiro, entupido de meninas que estavam lá pra qualquer coisa, exceto fazer xixi - fosse pra arrumar a maquiagem ou o cabelo, sentar um pouco e descansar, comentar a roupa da outra ou fofocar sobre qualquer coisa.
Salvo raríssimas exceções (né Ju?), fico com pena de olhar os meninos naqueles ternos, andando feito pinguins. Sem contar o calor infernal.
Os professores, já um tanto alegres tiravam mil fotos em poses absurdas a pedido dos alunos. Alguns pais desesperados se arrependendo amargamente por terem comprado aquela garrafa de Red Label pra comemorar, vendo que seus filhos tinham uma tolerância ao álcool bem maior do que a esperada.
A fila pra valsa começa a se formar e, entre risos e gritinhos, os pares vão se organizando. Durante a dança, nota-se alguns desesperados, mais dançando forró do que valsa, trombando com outros perdidos. Alguns amigos e familiares se enfiam lá no meio pra fotografar, atrapalham a dança dos outros e ainda se acham no direito de reclamar quando um outro casal entra na frente no momento da foto.
Valsa terminada, já se pode ver os meninos tirando o terno e a gravata, as meninas tirando a sandália. Vejo pulseirinhas de néon serem distribuídas, bem como marabús, anteninhas e colares que piscam. A banda toca Whisky a go go em nome dos velhos tempos e todo mundo faz coro no "hey-hôu".
Depois de YMCA, I Will Survive, Summer Nights, Poeira, Créu e outras mais, resolvo parar de lutar contra minha incessante dor nos pés e me sento num sofazinho colocado ali por intervenção divina. Percebo que antigamente, nos meus 13, 14 anos eu dançava o baile todo sem reclamar de dor nos pés. Me sinto um pouquinho velha. Encontro um aluno da escola onde fiz o ensino fundamental, que é 3 anos mais novo que eu. Ele me diz que já foi pro segundo colegial. Vejo que ele cresceu (e eu continuo com 1.5om) e me sinto um pouquinho mais velha. Um dos professores passa correndo na minha frente, puxando um trenzinho que cantava Vou deixar, do Skank, a plenos pulmões. Não posso deixar de pensar que foi um dos bailes mais divertidos da minha vida. E, sorrindo, me lembro de que já fiz tudo isso um dia. Estou ficando velha.


Ju, obrigada pelo convite do baile ;)
Marcelo, obrigada pela sugestão do termo "alegres". A seu pedido: meninas, ele está solteiro. O orkut dele é http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=16195283069402829375.

;*

6 comentários:

Anônimo disse...

eu tomaria a garrafa de red label sozinho .... isso serve como comentario??

Daniel Dedo disse...

A diferença entre escritores panacas e bons escritores é só uma: COMO se conta a história. Na mão de 98,732% da população, uma história de um baile pareceria panaca.
Gelly está nos 1 vírgula algo restantes. E com louvor.
Beijos.

Anônimo disse...

Que blog mais perfeito, descobri esses dias, me lembra o da Liliane Prata, adorei! PS: era meu baile de formatura, verdade, vi você lá. :*

Vinicius disse...

nossa...
eu tinha medo quando lia nos convites traje social rs..
eu detesto social rsrs

té + angel..

Unknown disse...

nossa esse baile deve ter sido otimo ..
eu ainda naum tive a oportunidade de ir em nenhum baile como esse.. + espero ir um dia
blog lindo...
passa no meu !

Lookk disse...

Oiii...passando pra uma visitinha rápida.....vim desejar um ótimo final de semana....tudo de bom ....bjooos