sábado, 18 de abril de 2009

Diário de Automóvel I

Nossa relação sempre foi equilibrada. Sempre nos demos bem, sem maiores comprometimentos. Ele me ajudava e eu admitia minha necessidade dele. Eu não o controlava. Agora, as coisas mudaram. O tempo passou, as relações modificaram-se. Ou cresceríamos juntos, ou pararíamos por aqui...

Segunda, 13 de abril de 2009. 1h48.

Sentei-me no sofazinho da recepção. Minhas mãos tremiam, meu coração estava acelerado. Pela porta, podia vê-lo, junto ao meio-fio. A luz do sol incidia fortemente sobre ele. Eu não ousava encará-lo por muito tempo - em instantes nossa relação estaria evoluindo para uma nova etapa. Precisávamos ser responsáveis.
- Angélica, vamos? - chamou uma voz atrás de mim. Senti meu estômago embrulhar. Minha voz parecia ter sumido.
- S-sim - disse eu, com certo esforço.
Seguimos na direção dele. O grande momento havia chegado. Só me restava respirar e encarar a situação.
***
- Tá vendo esse pedal aqui? É a embreagem. Este outro é o freio e este o acelerador. - dizia a instrutora. - Você deve pisar na embreagem para trocar de marchas.
Mais algumas instruções e dicas rápidas.
- Agora é sua vez - concluiu ela. Pude sentir meu coração batendo na garganta.
Sentei no banco do motorista. Arrumei o retrovisor. Puxei o banco pra frente, no máximo. Tinha que me contorcer um pouco pra alcançar a embreagem. Droga. Coloquei o cinto de segurança. Dei a partida. O ronco do motor me fez estremecer. "Isso não vai prestar", pensei.
Dito e feito. O carro afogou. "Argh".
Olhei pra instrutora. Tranquila, ela olhava para um cantinho da unha, onde seu esmalte vermelho havia saído. Então é assim? Eu estou quase enfartando, com o carro afogado e ela se preocupa com o esmalte? Que raiva!
Tentei de novo. Não afogou. Ótimo. Olho pra ela, incerta.
- Acelera devagar.
Certo. Qual é o acelerador mesmo?
Com o pé esquerdo, procuro o pedal do acelerador. Meus pés se enroscam. Entro em pânico, estávamos no meio da rua já. "Não posso afogar, não posso afogar", eu repetia freneticamente.
Afoguei. Olho pra instrutora, desesperada. Calmamente, como se sua mão pesasse 11 toneladas, ela liga o pisca alerta.
- De novo. Dá a partida.
"Argh". De novo. Afoguei. De novo. Afoguei.
Senti meus olhos cheios de lágrimas. De novo. Pegou. Acelerei devagar. Estávamos andando (a 15km/h, mas estávamos em movimento). Fiquei emocionada. Logo a frente, havia uma placa de PARE.
- Você deve frear devagar - disse a instrutora.
Certo, freio. Freio, freio, onde é o freio? Com um impulso, pisei com força no pedal do meio. Paramos bruscamente. O carro afogou. Olhei no retrovisor. Um garotinho de bicicleta passava alegremente por mim. "Não precisa ter medo, é como andar de bicicleta", dizia minha tia. Tá, como se eu soubesse andar de bicicleta.
De novo. Afoguei. De novo. Afoguei.

E assim, fomos. Afogando, dando partida, afogando de novo, fiz duas horas de aula andando, no máximo, dois quarteirões.
Chegamos na Avenida Mandacaru. Duas faixas para cada pista, carros, bicicletas, caminhões. "Ai, caramba, caminhões". Meu estômago se contorcia, fiquei enjoada.
O sinal ficou verde. Acelerei devagar, passamos a primeira pista.
- Este quadrado pintado de amarelo é a zona de conflito. Você não pode parar aqui.
Não sei qual a vantagem de me dizer isso, naquele momento. Desesperada, afoguei. Dei a partida. Afoguei. Alguns carros buzinaram. Sentia meu rosto enrubescendo, algumas lágrimas que não pude segurar. "Que ódio". Dei a partida. Saímos lentamente. Com esforço e grande ajuda da instrutora, chegamos à minha casa.
"Isso não vai prestar", pensei.

- Nos vemos na quarta, Angélica. - disse ela, alegremente, acenando.
"Isso definitivamente não vai prestar", pensei.

12 comentários:

Otavio disse...

géééé HSAHUSAHUSAHUHSAUASHU q dó amoor!!. definitivament vc precisa vir pra ca pra eu te ensinar de vd, sua prof n ensino NADAA U_U xD
n pod pega raiva de carro e fla q n vai presta XD, com calma agnt vai la e faz td certo.. to te esperando dia 1 aki pra gnt se ver ta??

amo muito vc, de vd ^^

:****

Pablo disse...

[...]"- Este quadrado pintado de amarelo é a zona de conflito. Você não pode parar aqui.
Não sei qual a vantagem de me dizer isso, naquele momento."

Tipo, "ahh vai andando, quando vc bater eu aviso o que você errou!", hauhuahuahuahuaua.

Mas nada de pânico, é como suas palavras correm quando você simplesmente aperta as teclas do teclado. Você nao nasceu sabendo, mas hoje quanto mais escreve mais sente o prazer por isso. Mas claro que nosso trato continua entao... ou voce aprende ou eu vou acabar me ferrando no banco do passageiro!

teh mais linda!

saulo testa disse...

relaxa... as coisas pioram quando você tiver um ônibus da tccc a mil atras de você querendo ultrapassar :S

teeenso.

Vinicius disse...

Eu ia perguntar se você tava tirando carta em Jaú .. mas quando você citou o nome da av. eu percebi que não era aqui (menos mal assim eu posso sair na rua tranquilo) rsrsrs brincadeira..

nossos times estão fora heim :/
inté

Caio disse...

oww palmeirense predileta! acho que sou mais velho que ti, e nunca tive coragem!
cê tá de parabénszão! ahh e foi engraçado demais o jeito que você contou! :D

Der Hexenhammer disse...

Caí aqui através de um link do "Morando sozinho". Sei que não foi solicitada, mas vou só fazer uma crítica construtiva. O layout do seu blog o torna praticamente ilegível. Fonte pequena, rosa com azul, exige esforço excessivo. É necessário mais contraste entre o fundo e as letras.
Além disso, não sei se foi intencional, mas está tudo parecendo uma paleta de aquarela. Rosa, azul, amarelo, verde, roxo...
Alterar algumas coisinhas talvez tornasse mais agradável a experiência da leitura.
Só um toque de um blogueiro há 9 anos, que já perdeu muito leitor devido a layout largado.

M. Shimura disse...

ola, concordo com o hammer, cheguei ao seu blog pelo link do Morar Sozinho, comecei a ler o post e desisti, por favor mude a cor das letras, quero ler os seus posts pq sou de maringa tbm mas, com essas letras sem chance....

Anônimo disse...

Bem contrastado seu blog, hein? Cores fortes! ;)

Unknown disse...

Não gostei da combinação do fundo azul com as letras rosas pois fica difícil de ler.

Grazielles disse...

Oi Angélica. Te vi lá no blog do Vini (e comentei tb, tá?)
Então, menina, tirei carteira recente mas uma coisa que me ajudou muito foi prestar atenção nos outros dirigindo. E só consegui fazer isso dpois da primeira aula prática. Acho que a partir da 5ª aula vc começa a relaxar hehehe E dirigir é uma experiência maravilhosa. Pelo menos quando o transito não é caótico :P Estou morando em BH agora e não arrisco pegar num carro aqui, mas em Aracaju - minha terra - dirijir é terapeutico. Principalmente a beira mar.

Anônimo disse...

Seu blog é ótimo, mas as cores rosa no fundo azul dificultam a leitura... só consigo ler selecionando td com o mouse...

Unknown disse...

parabens pelo blog... muito bom.